Curso de Desenvolvimento de Jogos

CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS | VDG

O curso de desenvolvimento de jogos é uma ótima oportunidade para quem desejar iniciar carreira

O curso de desenvolvimento de jogos é uma ótima oportunidade para quem desejar iniciar carreira

 

O curso de desenvolvimento de jogos é um modelo de aprendizado que profissionaliza e capacita os interessados em atuar no segmento de criação de jogos digitais. São ensinamentos que partem desde a modelagem em 3D, passam por design, personagens, cenários, história, roteiro e vão até as armas que serão usadas no game.

.

Criado para ensinar os alunos a desenvolverem os seus próprios projetos, o curso também tem o objetivo de atender a uma boa quantidade de profissionais da área que encontram dificuldades para estudar e evoluir em sua área de atuação.

.

Participando do curso de desenvolvimento de games, o profissional se tornará apto a criar jogos a partir de qualquer plataforma, sejam elas, tablets, computadores, celulares e consoles mais avançados. A grade curricular de todo o aprendizado foca na interação com as ferramentas necessárias para a construção de um game, o que torna possível ao profissional trabalhar com todos os estilos, tais como estratégia, RPG, corrida, esportes, aventura, simuladores, entre outros.

.

Qualquer pessoa pode fazer um curso de desenvolvimento de games, já que normalmente são divididos em muitos módulos, fazendo com que o aluno se familiarize com todas as etapas que compõe a criação de um jogo, ou seja, partindo do planejamento e finalizando com a entrega do produto. Lembrando que essa é uma área bastante valorizada atualmente.

.

Alunos em atuação durante o curso de desenvolvimento de games

Alunos em atuação durante o curso de desenvolvimento de games

.

Para que você entenda melhor como funciona o curso de desenvolvimento de games, confira abaixo, cada um dos módulos que normalmente acompanham o aprendizado. Lembrando que cada grade curricular pode ter suas particularidades, no entanto vários pontos são semelhantes, já que o objetivo é a criação de um game.

 .

Introdução ao Design de Games

Esse módulo do curso, apresenta o aluno ao mundo dos jogos digitais, onde são exibidas plataformas e ferramentas de desenvolvimento mais recomendadas e utilizadas do mercado. Sem falar, que o futuro profissional ainda fica por dentro de todos os tipos de games existentes, o que inicia um processo de “despertar de criatividade” sem sua cabeça.

 

A Arte de Criar Histórias

Essa parte do curso já coloca os alunos para trabalhar em equipe, pois é nesse momento que o jogo começa a nascer. O objetivo desse módulo, é de que a história central do jogo seja definida.

.

Introdução à Modelagem 3D

Fazendo uso de softwares de modelagem 3D, o alunos colocam em prática a sua imaginação. Nessa etapa de criação, são conhecidas as formas básicas de modelagem e também as principais ferramentas para esse fim.

 .

Modelagem Orgânica

Criação dos personagens do game. Uma das etapas do curso de desenvolvimento de jogos

Criação dos personagens do game. Uma das etapas do curso de desenvolvimento de jogos

Esse é o módulo de criação dos modelos do corpo humano, onde os alunos aprendem técnicas de modelagem de roupas e acessórios. Nessa etapa, os processos começam a ficar mais complexos e recheados de novidades e efeitos.
.

Texturização

Passada a etapa de criação dos personagens em 3D, o aluno inicia o processo de dar vida as suas criações tridimensionais por meio das texturas e cores. Para isso, é usada a mesa de digitalização.

.

Escultura Digital

Fazendo uso de softwares de escultura digital, o aluno será capaz de criar detalhes incríveis em seus personagens 3D. É nessa etapa que as criações se aproximam da realidade e mudam o game de nível.

.

Pintura Digital

Chegou a hora de dar a tonalidade ao game, esse é um módulo que depende bastante da história do jogo e também da criatividade dos alunos.

.

Rigging

A técnica de Rigging finaliza a criação do personagem. Durante essa etapa são criados e colocados ossos digitais nos personagens, que permitem a animação da malha 3D.

.

Animação para Jogos

Com os ossos digitais aplicados, nesse módulo do curso o aluno fará uso dos seus próprios movimentos em sala de aula, que serão capturados e aplicados nos personagens. Essa é uma prática muito comum em filmes.

.

Sonorização

A parte de sonorização é extremamente importante, pois junto aos gráficos e a pintura são responsáveis por transmitir emoção e realidade aos jogadores. Por isso, esse é um dos módulos mais importantes do curso.

.

Projeto

Na parte final do curso de desenvolvimento de jogos, os alunos irão aprender como funciona uma produtora de games, como vender sua produção e obter altíssimo lucro nas plataformas possíveis. Normalmente essa é a hora em que os alunos entregam o projeto concluído.